segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Mundo de Sofia. Jostein Gaarder

Por Caio Caprioli 

"Comecei, há um tempão, a ler “O Mundo de Sofia“, escrito por Jostein Gaarder e publicado em 1991. Comecei a ler pelos seguintes motivos: o livro era superconhecido e eu não tinha noção do que se tratava. Acreditava que era algo sobre um mundo imaginário que Sofia vivia, ou até a forma com que a personagem encarava a vida. Errei.

O Mundo de Sofia é um livro disfarçado de literatura. Na verdade, trata-se de uma obra didática. O autor criou uma história baseada em uma menina prestes a fazer 15 anos de idade para dar aulas de filosofia. Para ensinar, literalmente, a criação, expansão, desenvolvimento e situação da filosofia. O livro começa com uma novela agradabilíssima, onde toda uma trama envolvendo Sofia e a sua caixa de correios nasce e se desenvolve, evolui. O começo é ótimo. Até que eu me senti na escola.

O filósofo misterioso começa a dar aulas da história da filosofia para a garota, que se torna fã da disciplina, deixando, ao final de cada ensinamento, pequenas lições de casa para Sofia. A forma como as aulas são escritas é ótima, porque o autor conseguiu, de um jeito legal e leve, escrever todo o desenvolvimento da filosofia no mundo. O problema é que a filosofia é complexa, é grande e é cansativa. Sócrates aparece, Platão aparece e todo o resto aparece. Daí… Eu tive que pular as aulas e ler só a trama. Não aguentei. Não consegui terminar.

Se você gosta de filosofia, do fundo do coração, leia “O Mundo de Sofia”. Caso contrário… Compre outra coisa."

Comentários do blog de origen:
  1. Giika Borges disse:
    Nossa, eu tentei também. Três vezes. Quando acabar os que estou lendo, vou parti pra ele de novo, não tenho muita certeza que vou conseguir D:
  2. Vanessa Olyver disse:
    rsrsrs… curioso… tbm gosto da trama, comecei a ler pelos mesmos motivos que os teus…rs mas enfim a coisa fica mais complicada e pra nao dizer chata e sem fundamento o aparecimento do filosofos… ja estou com ele a tres anos comecei a ler umas vinte vezes mas em nenhuma delas tive saco pra continuar…rs
    Bom enfim…
    gostei mto do blog… foi a primeira vez que passei por aqui… mas virei mais vezes com certeza…
    Abraços e parabens…


    Mariana disse...
    kkkkkkkkkk Realmente é cansativo, mas eu estou adorando! Apesar de ainda não fazer filosofia (8ª série) já amo a matéria. Eu ainda não estou no final do livro, mas já passei da metade. Na verdade já faz um ano que leio esse livro. Mas não vou desistir. kkkkkkkkkk tchau Adorei o blog! Também fiz um post sobre O Mundo de Sofia no meu blog: http://toalha-de-banho.blogspot.com/
    Gleicy Souza disse...
    Adorei o blog, e como amante de livros estarei sempre por aqui. Estou lendo "O Mundo de Sofia" e garanto, se conseguirem superar essa parte "chata" terão uma grata surpresa, e além disso, toda a parte chata fará sentido. Não desistam, valerá a pena!!
    JANDELZA disse...
    Já li o livro é muito bom,tbém não entendi nada no começo tive que voltar umas três vezes no inicio mas o li duas vez durante seis meses tentem realmente vale pena.
    Anônimo disse...
    Estou lendo esse livro e estou adorando! Na verdade essa é a segunda vez que leio. E, apesar da disciplina de filosofia ser, aparentemente, cansativa, é muito bom entende-la. Falo isso porque estudo Filosofia na UFRN. Abraço à todos!

    Assista ao filme: "O Mundo de Sofia" (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário