terça-feira, 10 de novembro de 2009

O Conto da Ilha Desconhecida. José Saramago


"O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago, tende mais para a filosofia que à ficção. Neste livro, Saramago aborda o desejo de um homem em busca do desconhecido, no caso, uma ilha desconhecida, quando todas “parecem” já terem sido conhecidas. Muito além de uma simples história, o renomado escritor português escreveu uma parábola sobre a perseverança, segundo a qual não devemos medir esforços para a realização de um sonho. O protagonista ao invés de ser caracterizado como obcecado, é antes um determinado, perserverante, cujo prêmio vem de uma maneira ou de outra, dependendo da maneira como o leitor interpreta o final.


Num conto relativamente curto, numa linguagem simples e direta, José Saramago apresenta um texto rico em metáforas, onde se abordam temas muito presentes no nosso dia-a-dia, como o descaso dos governantes para as coisas mais simples e básicas da população; critica o excesso de burocracia, a desvirtualização do poder e o ceticismo em relação aos sonhos.


José Saramago, já premiado com o Nobel de Literatura, escreveu, em "O Conto da Ilha Desconhecida", um verdadeiro poema em prosa. Recomendado, seja para quem gosta de uma boa e rápida leitura, ou para quem quer conhecer um grande escritor.


"O Conto da Ilha Desconhecida" foi publicado pela primeira vez, em 1998, pela Editora Companhia das Letras.


Resenha publicada no site www.leialivro.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário