"Histórias Fantásticas" é um livro de textos selecionados pelo escritor e tradutor José Paulo Paes, mostrando um pouco da produção de alguns dos principais especialistas do gênero fantástico no Brasil e no exterior. Brasileiros como Lima Barreto, Moacyr Scliar, Murilo Rubião, Modesto Carone, ao lado de Edgar Allan Poe, Charles Dickens, Franz Kafka e Guy de Maupassant.
Quem seriam aquelas dezenas de pessoas imóveis durante dias diante de seus pratos cheios de comida num imenso refeitório? O que acontece quando uma pessoa comum procura a lei e tem de espera anos para ser atendido? O que poderá acontecer quando um homem na iminência da morte procura uma casa tranqüila para viver seus últimos dias?
Esses e outros temas são abordados em "Histórias Fantásticas", onde fatos estranhos, aparentemente incompreensíveis, mexem profundamente com a vida de pessoas comuns. O absurdo e o fantástico são utilizados como recurso para retratar uma realidade não muito diferente da nossa do dia-a-dia.
O mistério e o surpreendente dessas histórias levam o leitor a fazer uma releitura do texto e da sua realidade, na busca da sua própria explicação. A participação do leitor no texto é um fascinante desafio que é proposto pela temática desse estilo literário, ao qual os especialistas denominaram de Realismo Fantástico ou Realismo Mágico.
O livro, "Histórias Fantásticas", faz parte da coleção "Para Gostar de Ler, volume 21", da Editora Ática. Serve como indicação para quem quer conhecer um pouco desse gênero muito comum hoje em dia, mas que vem sendo escrito com sucesso desde o século XIX.
Resenha publicada no extinto site www.leialivro.sp.gov.br..
Sou fã desse gênero textual, pois tem a capacidade prender a atenção do leitor, pelo tom de mistério que se mistura aos aspectos da realidade, e ainda sendo capaz de levar o leitor a questionar-se sobre determinadas situações sociais.
ResponderExcluir