quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Máquina Extraviada. José J. Veiga


"A Máquina Extraviada", ou "A Estranha Máquina Extraviada", de José J. Veiga, é mais uma obra de valor de um dos mais importantes escritores brasileiros contemporâneos. Um livro de contos que serve de exemplo de texto coeso e enxuto, de linguagem simples e narrativa fluídica.

Seus textos são de leitura recomendada em escolas pelo trato com a língua, sem o academicismo pedagógico. É um autor muito bem recebido pela crítica e pelo público, escrevendo sobre temas íntimos da realidade brasileira, com leve sotaque regional, mas sem excessos. Riqueza e variedade de personagens, com predileção pelos infantis no início da adolescência, em fase de amadurecimento, o que motiva, muitas vezes, finais aparentemente absurdos, todavia comoventes, fantásticos, surpreendentes, que nos levam à reflexão. Apesar de ter sido rotulada, por muitos literatos teórico-tecnicistas, como de realismo mágico ou fantástico, a obra deste grande escritor é rica e muito mais ampla, superando qualquer argumento que tente limitá-la para outros fins que não o deleite de uma boa e satisfativa leitura.

Curiosamente, este livro foi primeiro publicado como "A Estranha Máquina Extraviada", e, posteriormente, como "A Máquina Extraviada". Em razão disso, é possível encontrar o livro com capas e nomes distintos. Mas se trata de uma mesma obra. (Por Ramiro R. Batista)

AVISO AOS NAVEGANTES:

Se sua professora recomendou a leitura deste livro, parabéns a ela, pois é um livro excelente. Tenho recebido muitos e-mails sobre este livro, então vão algumas respostas às muitas perguntas:

- Não há resumo do livro, pois é um livro de contos, os quais não possuem interligação, ou seja, são independentes. Os contos trazem histórias independentes. Quanto ao resumo do conto que deu nome ao livro, acesse "a máquina extraviada", clicando aqui;

- Não há como dizer quais são os personagens do "livro", pois cada conto tem seus próprios personagens;

- Se você gostou do livro, leia outros do José J. Veiga, particularmente os livros "A hora dos ruminantes" e, o melhor de todos, "Sombra de Reis Barbudos".

Boa leitura.

3 comentários:

  1. Eu o li axei bom so n muito bom pq axei um pouco confuso!!!!!Agora tenho q faze o resumo do livro e uma resenha...Se alguem poder ne ajudar deixe aqui nesse site seu comentario...
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  2. Quais são os personagens do livro a Estranha maquina extraviada ?

    ResponderExcluir
  3. sinceramente, estou lendo este livro e estou achando esta história tão chata......
    o governo poderiam nos mandar livros legais, para que os adolescentes se interessem mais pela leitura.

    ResponderExcluir