Há quem entenda que a vida se resume numa “breve” passagem, pouco importando o quanto de tempo que ficarmos aqui, alguns segundos ou 100 anos. Há, também, quem duvide, mas muito provavelmente a vida é uma só (infelizmente), não haverá segunda chance. E nessa única oportunidade que estamos tendo, são nossas ações, em favor da humanidade, as que realmente têm valor; o mais importante mesmo é aquilo que fazemos em favor da coletividade, para benefício da sociedade, dando assim um sentido para a existência de cada um. Caso contrário, trata-se apenas de figuração, nula e descartável.
Frans Krajcberg é um exemplo de militância pela existência, uma pessoa solidária com a natureza e tudo que envolve a vida em nosso planeta. Associando ativismo ecológico, contra o desmatamento e as queimadas, Krajcberg fez da sua arte, uma arma de protesto e contestação. Esculturas gigantescas, enormes, cuja matéria prima são, principalmente, resíduo de queimadas criminosas e desmatamento. Esse polonês que adotou o Brasil como segunda terra natal, não poderia encontrar ambiente mais propício para a sua arte. Com suas esculturas, Krajcberg denuncia o desequilíbrio ambiental e a dizimação das nossas florestas, ao mesmo tempo em que consegue dar vida e sentido àquilo que aparentemente está morto.
Neste livro, uma Mestre em Arte, Roseli Ventrella, e uma Doutora em Ciências, Silvia Bortolozzo, conseguiram condensar a vida e a obra deste renomado artista, Frans Krajcberg, com história da Arte e Ciências. Natural de Kozienice, Polônia, Krajcberg chegou ao Brasil em 1948 e fez da luta em defesa da natureza seu estandarte, tornando-se mundialmente famoso pelo seu ativismo e sua arte genuína e singular. As autoras do livro, num trabalho bastante didático, fazem um relato da vida do artista e, paralelamente, expõem noções de Teoria da Arte e Ciências Naturais, tornando o livro bastante acessível para todos os leitores, principalmente para os fãs de Arte. A seguir, um pouco das sábias palavras deste grande artista:
“O próprio Krajcberg mostra-nos caminhos otimistas ao dizer, com muita simplicidade:
‘Existe hoje uma consciência mundial em favor do meio ambiente. Graças a eIa, reforça-se a idéia de que a sobrevivência da humanidade depende diretamente da sobrevivência do planeta. Essa dependência não é somente de ordem física. Ela é também uma fonte de inspiração espiritual, que nos permite antever um tempo infinito e dar maior sentido à vida.’” (p.72)
O livro “Frans Krajcberg”, de Roseli Ventrella e Silvia Bortolozzo, é de 2007, 1ª Edição, São Paulo, Editora Moderna, coleção Arte e Contexto.
me encanta la obra del maestro Krajcberg
ResponderExcluirGostaria de adquirir o livro.
ResponderExcluirVc me informa o valor?
Parabéns pela bela obra!!!