terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vozes do retrato. Dalton Trevisan


Em "Vozes do retrato", Dalton Trevisan reúne, em 15 contos, histórias curtas que retratam a pior face, senão a mais cruel, da nossa vida, a brasileira típica. A relação entre uma menina e sua cachorrinha, desde a alegria do primeiro encontro até a tragédia final. O extremo da humilhação de uma mulher e seu marido bêbado, diante dos próprios filhos. A reação dos filhos diante da morte do pai alcoólatra. O suicídio de uma velha senhora motivado pelo ciúme infundado do marido.


Essas e outras histórias, envolvendo pessoas comuns do povo, espelham a realidade diária de famílias de classe média e pobre do Brasil. O autor se tornou um especialista em descrever situações como essas, retratando a realidade da maioria do povo brasileiro, é a vida como ela é realmente. Os personagens de Dalton Trevisan são os típicos brasileiros, aqueles que “tomam vinho doce com broa-de-milho”. Lemos o que pode estar acontecendo no momento da leitura, em algum lugar deste imenso Brasilzão de contrastes, onde o que mais se vê é o crescimento da população pobre, em proporção geométrica, fervilhando a miséria.


Dalton Trevisan é paranaense, mora em Curitiba, e lançou seu primeiro livro em 1959. Desde então já publicou mais de uma dezena de livros de grande sucesso, bem aceitos pela crítica e pelo público.