quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Contos Fantásticos. Ryûnosuke Akutagawa (1892-1927)

Este livro  inclui contos selecionados de Ryûnosuke Akutagawa, um dos principais nomes da literatura de língua japonesa, todos em tradução inédita, feita a partir dos originais. Os contos, muitas vezes apresentam elementos sobrenaturais. Não se pode desprezar, porém, o lado cômico ou moral presente em alguns. As técnicas narrativas ulilizadas apresentam ainda traços muito próprios do autor, cuja criatividade acaba por conferir um clima muito especial à obra.
“Dentro da mata”, um de seus contos mais conhecidos, foi considerado por Borges e Casares como um dos melhores contos policiais de todos os tempos e pode ser reconhecido em uma adaptação para o cinema de Akira Kurosawa, que levou a nome de “Rashômon”.
“Rashômon”, aliás, é outro sucesso de Akulagawa presente nesta seleção. “O fio da aranha” é um conto de fundo moral utilizada em livros didáticos japoneses e já sofreu adaptações por parte de autores ocidentais.
Também estão presentes “O nariz” seu primeiro grande sucesso e “Sopa de cará” primeiro trabalho após sua graduação. Um posfácio do tradutor também ajuda a desvendar um pouco mais os contos e seu autor, que legou uma obra importantíssima, interrompida por uma morte prematura. Akutagawa suicidou-se com apenas 35 anos de idade. Para acompanhar os contos foram escolhidas, para esta edição, gravuras do grande artista Hokusai.
Ryûnosuke Akutagawa (1892-1927) um dos mais famosos escritores japoneses, tem este nome pois nasceu no ano, mês, dia e hora do dragão (Ryû). Em 1902 sua mãe morreu, completamente louca.  Desde cedo sobressaiu-se nos estudos e em 1913 adentrou o departamento de Literatura Inglesa da Universidade Imperial de Tóquio. Escreveu vários contos famosos e cometeu suicídio ainda muito jovem.  Akutagawa dá nome a um dos maiores prêmios de literatura no Japão. 
Ryûnosuke Akutagawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário