"Primeiro amor, último sacramento & Entre lençóis é uma coletânea de contos, edição conjunta dos dois primeiros livros do autor inglês Ian McEwan. Os contos alternam narrativas eróticas, incluindo histórias de incesto e pedofília, com mergulhos na insanidade humana. As perversões sexuais dominam grande parte do livro.
O’Byrne foi sendo imperceptivelmente iniciado dos desejos de Lucy. Não era simplesmente que ela quisesse ficar agachada em cima dele. Ela não queria que ele se mexesse. “Se você se mexer de novo”, avisou-lhe certa vez, “está perdido”. Por simples hábito, O’Byrne fodeu para cima, mais profundamente, e rápido como a língua de uma serpente ela o golpeou várias vezes no rosto com a mão espalmada. No mesmo instante gozou, deitando-se a seguir atravessada na cama, meio soluçando, meio ringdo. O’Byrne, com metade do rosto inchado e vermelho, foi embora emburrado. “Você é uma pervertida de merda”, gritara ele da porta.
Narrativas que não se completam, marcas dos contistas contemporâneos que exploram o universo humano de forma seca, sem aprofundamento nos personagens. São as situações que direcionam as histórias, as personagens transitam por elas com frieza, seus atos parecem uma solução natural. No conto Borboletas, McEwan usa da primeira pessoa para narrar um caso de pedofília que acontece quase como puro acaso.
- Menina boba – disse eu -, não tem borboletas. – Em seguida levantei-a delicadamente, tão delicadamente quanto possível, para não acordá-la, e fi-la deslizar suavemente para dentro do canal.
Nestes momentos assassinos ou trágicos, o olhar do autor é descritivo, como se tudo acontecesse suavemente, um afogamento pode ser um simples mergulhar no rio.
Ela se inclina de volta para dentro do barco. Sua boca está rindo, porém seus olhos parecem meio secos e apavorados. Ela cai de joelhos, segurando a barriga devido à dor das risadas, e derruba Alice junto com ela. E o barco vira. Vira porque Jenny cai contra o lado, porque Jenny é grande e meu barco pequeno. Vira rápido, como o clique do obturador de minha câmera, e de repente estou no fundo verde do rio tocando a lama fria e macia com as costas da mão e sentindo os juncos no rosto. Posso escutar gargalhadas como pedaços de pedra a afundar junto a meu ouvido. Mas quando dou um impulso para cima e subo à superfície, não sinto ninguém perto de mim.
Ian McEwan consagraria-se com o premiado Reparação (adaptado para o cinema com relativo sucesso em 2007), também uma história de como olhar os desejos: alguns com perversão, outros com naturalidade. Em Primeiro amor, último sacramento & Entre lençóis, os narradores adotam esta naturalidade, este olhar complacente sobre a natureza humana, sem preconceitos ou julgamentos. Creio que não se pode dizer o mesmo dos leitores."
Fonte: Diário de um redator.
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