domingo, 1 de novembro de 2009

Figos-da-Índia. Christiane Tricerri


"As aparências enganam" é uma expressão que pode ser utilizada tanto para pessoas como também para livros. Muitas vezes um luxuosa encadernação não implica necessariamente um conteúdo condizente. Mas não é o caso de "Figos-da-Índia", da atriz e diretora de teatro Christiane Tricerri, que, além de uma bela brochura, exibe, em 25 poemas, uma poetisa transitando livremente do profano ao sacro, com versos acessíveis que retratam maturidade, consciência e visão de mundo.

Sexualidade, libido, amor, paixão, lirismo, solidão, religiosidade, tudo retratado através de versos ora dosados e musicais, ora ríspidos e surpreendentes. Mas nada que possa constranger leitores livres de falsos pudores e preconceitos. Christiane Tricerri mostra-se uma poetisa que mexe com o íntimo do leitor, capaz de desenvolver reações das mais diversas, da sensibilidade à repulsa, ou algo mais drástico.

Mas literatura tem disso: o não unânime, a diversidade. E nada melhor de que ler e tirar o leitor suas próprias conclusões. No entanto, apenas como exemplificação:

"O lugar onde eu/ mais gosto de enfiar/ o nariz é um/ lugar que eu não alcanço./ Enfio a mão!" (O lugar, p. 15);

"Eu não caibo mais/ em mim./ Eu sou a única pessoa/ que ainda me resta/ e não me amedronto/ com minha alma perversa..." (Ainda me resta a mim, p.46).

"Figos-da-Índia" faz parte da Coleção Poesia Brasileira, volume 3, da Editora Arte Pau-brasil, publicado em 1994.

Anos depois de eu publicar estas linhas a respeito do seu livro, recebi da escritora e atriz o e-mail a seguir. Fiquei imensamente feliz pela sua ressalva.

"Oi Ramiro Ribeiro Batista,

Christiane Tricerri se interessou por um texto que você publicou no Leia Livro:

http://leialivro.sp.gov.br/texto.php?uid=7089

Veja abaixo a mensagem dele:

"Ramiro, como vai?

Só agora li sua resenha. Gostei muito! Obrigada!

Queria te pedir o favor de corrigir meu poema: ENFIAR o nariz.( e não ENVIAR}.
obrigada, um abraço.

Christiane Tricerri"

P.S.: para quem quiser saber mais sobre esta magnífica escritora e atriz, acesse:

http://www.christianetricerri.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário