Autor: IGNACIO DE LOYOLA BRANDAO
ISBN: 9788526012974
Origem: Nacional
Ano: 2008
Edição: 27
Número de páginas: 384
Livro publicado no ano de 1981, com Ignácio de Loyola Brandão em estado de graça, genial ao extremo. Um livro reconhecido e premiado internacionalmente, capaz de transportar literalmente o leitor para um mundo futurista (mas nem tanto) caótico, apocalíptico, sem fronteiras, sem bairrismo, universal. Sob uma atmosfera sombria e angustiante, deparamo-nos com um retrato de uma sociedade convivendo com o caos e a destruição causados por ela mesma (não muito diferente da nossa atual). Um livro denso e chocante, mas ao mesmo tempo intrigante e instigante, capaz de prender o leitor do início ao fim. A leitura lembrou-me do filme "Soylent Green" (No ano de 2020 - na versão tupiniquim), ou, atualmente, de outras versões não tão apocalípticas, mas de advertência. Acredito que a ex-senadora Marina Silva deva ter lido este livro.
A seguir um comentário sobre o livro que achei interessante, cujo link está no final:
"No livro "Não verá país nenhum", o escritor nos leva a um futuro apocalíptico. Teremos a cerimônia do corte da última árvore no Brasil, beberemos com naturalidade água reciclada de urina e, visitaremos o museu da água, onde veremos águas engarradas do passado que destruimos. O livro é um alerta bastante sério do que nos espera no futuro. A educação ambiental-ecológica pode nos salvar se houver interesse político, infelizmente nada se faz nesse país sem que antes tenhamos o beneplácito, aval ou benção da classe política. Mas, porque eles tendo todo o poder nas mãos não fazem nada para nos salvar do desastre ambiental que o autor Ignácio de Loyola Brandão nos alerta? Infelizmente não todos, há exceção (Senadora Heloísa Helena, como exemplo) mas, a grande maioria, são eternos aves de rapina, sanguessuga do trabalho dos outros, vampiros e carcarás sanguinolentos que nos exploram e não estão preocupados nem com o Brasil, nem com o futuro. Leiam o livro, vamos divulgar, conscientizar que o mal está próximo, vamos criar movimentos no sentido de salvarmos o nosso país. Não verá país nenhum, um livro que impressiona, assusta e conscientiza ! Wilson Martins Prof. de Oratória - Juatuba-MG 31 35357468 -9995 5884 31 35358142 - Instituto J. Andrade."
Tenho um pouco de receio com relação a políticas ambientais e esse excessivo medo de um mundo destruído no futuro, mas não posso negar que me instiga pensar essas coisas. Tudo começou com o clássico retro futurísta noir: Blade Runner. Existe beleza no caos, não?
ResponderExcluirO Loyola é magnífico, mas eu ainda não li esse livro dele e, depois dessa resenha, completando o intuíto nobre deste blog, providenciarei o livro, lerei e deixarei meus comentários aqui.
Um forte abraço de seu amigo aqui de São Paulo